Sobre Mães e Bebês
Mother and Child Gustav Klimt |
O domínio do patriarcado em nossa sociedade tende a enquadrar as crianças em regras rígidas desde a mais tenra idade. Às mães é sugerido que amamentem de três em três horas, que não peguem seus bebês no colo por conta do risco de deixá-los mal acostumados, que deixem o bebê chorando no berço até que ele durma, que iniciem o treino ao banheiro na idade X, entre outras recomendações.
A repressão e desvalorização dos aspectos femininos no patriarcado tendem a conferir às mães um sentimento de inferioridade e insegurança, fazendo-as desacreditar de sua capacidade instintiva de compreender e cuidar de seu filho.
Ao se permitem ser tocadas pelo arquétipo materno, as mães intuitivamente se conectam com o seu bebê enquanto o indivíduo que este é. Então, se tornam capazes de atender e reagir mais adequadamente às necessidades individuais da criança.
No masculino - simbolicamente o pai - reside a ordem, a regra, a lei. Ao feminino, ou seja, à mãe compete a transgressão criativa da lei e ordem estabelecidas, a fim de oferecer o acolhimento do qual as crianças pequenas tanto necessitam para um desenvolvimento saudável.
o vínculo que se estabelece é ditado pelo 'fora', pelo comportamento que vai se arraigando e estendendo. o vínculo afetivo vai sendo assim sabotado e preenchido pelas personas/máscaras/identidades/rótulos que filtram/legitimam a realidade social. não é á toa que essa sociedade patriarcal, como tu fala, racional fragmentária esteja dando mostras de exaustão e irrompendo forças abafadas de ritalina...
ResponderExcluirEu bem sei como eh isso... passamos um verdadeiro pesadelo logo que chegamos em casa com nosso bebe e temos que ouvir a sogra palpitando como deve ser dado o banho, a tia ensinando um monte de mandingas pra acalmar o bebe, a mae da gente querendo fazer com nosso filho o que ela fez com a gente sem contar os palpiteiros de platao que começam a interferir logo de cara. Mas eu sempre sigo meu coraçao de mae e nele encontro todas as respostas que preciso para educar os meus filhos. beijos valesca
ResponderExcluir