Um pai teve uma ideia muito inteligente para lidar com as dificuldades de alimentação do seu filho.


 
As recusas alimentares das crianças podem se atribuídas à diversos fatores. Dentre os fatores psicológicos podemos ressaltar o instinto natural de proteção contra o envenenamento, o que justifica a maior aceitação de alimentos adocicados e a maior recusa de alimentos amargos e de coloração verde. A recusa na recepção e na disposição em experimentar o novo também pode denotar uma certa falta de abertura para novas experiências na vida como um todo e a necessidade de garantia de segurança, principalmente quando a situação se mantém ainda na vida adulta. 
Segundo o relato dos pais, Gabriel desenvolveu ainda bebê uma séria alergia alimentar que exigiu que eles restringissem severamente a variedade de alimentos que ele experimentava. Sabemos da importância da apresentação de diferentes alimentos nos primeiros anos de vida para a abertura do paladar e a consequente disposição para uma alimentação mais variada nos anos posteriores. 
A restrição alimentar e a recusa em experimentar novos alimentos pode causar um grande estresse para toda a família na hora das refeições. Pais preocupados podem querer utilizar-se de métodos autoritários para obrigar os filhos a se alimentarem melhor, transformando a hora das refeições em um momento de tensão e ocasionando dificuldades ainda maiores na disposição dos filhos para a recepção à novos alimentos.
Após um tratamento homeopático, Gabriel venceu sua alergia alimentar. Contudo, com o paladar severamente restrito, se recusava a  provar novos alimentos. Sabrá, o pai de Gabriel, teve uma ideia muito inteligente para lidar com as dificuldades de alimentação do seu filho. Ele convidou o filho para fazer um canal de desafios no qual eles escolheriam alimentos para provar juntos, podendo dizer se gostaram ou não dos quitutes provados, sem a obrigatoriedade de ter que gostar dos alimentos. A ideia funcionou principalmente porque é lúdica e se baseia em princípios não autoritários, ou seja, um combinado e um desafio entre pai e filho. Ao contrário de uma imposição autoritária, que gera repulsa, conflitos, rebeldia ou submissão; a proposta deste pai gera sintonia e maior conexão entre ele e seu filho. A proposta é a de experimentar alimentos novos e dizer o que achou, sem a obrigatoriedade de ter que gostar do alimento em questão.   
Os pais relatam que hoje Gabriel se mostra muito mais corajoso e disposto a experimentar coisas novas; características que auxiliarão o menino não apenas a ampliar o seu paladar e repertório alimentar, mas que também influenciarão em sua abertura e disposição para com a vida.
 
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moana e a dimensão arquetípica da Psique

O Deserto da Alma

O que é a Psicologia Analítica?