O maior presente


Em determinada tribo da África, as mulheres seguem para a floresta para orar quando sabem que uma delas está grávida. Segundo eles, cada alma tem sua vibração. Portanto, elas rezam e meditam até ouvir o som desta vibração, que será a canção da criança. Então elas voltam para a tribo e ensinam à todos a canção.

Quando a criança nasce, toda a tribo se reúne para cantar para a criança a sua música, que é repetida em todos os momentos importantes de sua vida; tais como a iniciação à fase adulta, o casamento e na ocasião de sua morte.

Se em algum momento de sua vida este indíviduo cometer um crime, ele será colocado no centro da vila enquanto os demais membros da tribo formarão um circulo ao seu redor e cantarão a sua canção para recordá-lo de sua essência. Para este povo, o corretivo para um comportamento indesejado não é a punição, mas o amor e a lembrança de sua mais profunda identidade.

Quando um indíviduo é capaz sentir o seu valor e apreciar a sua essência - aquilo que ele verdadeiramente é - ele não precisa machucar o outro ou a si mesmo. Portanto, uma auto-estima saudável é o maior presente que um pai pode dar a um filho. Para o ser humano é de extrema importância saber que ele é amado pelo simples fato de existir, apesar de seus erros e falhas. Conseguir sentir o seu valor é como ouvir a sua canção.


Negra
óleo sobre tela
por Emilene Frigato

Comentários

  1. Necessitamos aprender com essa tribo ...a ensinar a se respeitar para não machucar a si , nem ai outro ...lindo !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Moana e a dimensão arquetípica da Psique

O Deserto da Alma

O que é a Psicologia Analítica?