Quando adoecemos de nossas emoções



Diante de uma dor de cabeça, uma ulcera no estômago, um problema na coluna ou uma doença de pele, ninguém hesita em buscar um médico especialista. O que as pessoas não sabem é que estas mesmas condições podem ser fruto de dificuldades psicológicas que por falta de consciência do indivíduo são simbolizadas no corpo.
 
O ramo da psicologia que estuda a manifestação de doenças físicas como consequência de estados psicológicos não elaborados se chama Psicossomática. Sempre que você vai ao médico e ele diz que a causa de sua condição é o estresse, indiretamente ele está dizendo que você desenvolveu um adoecimento físico por conta de problemas emocionais, portanto você foi acometido por uma doença psicossomática.

A Psicossomática estuda a gênese inconsciente das enfermidades, a relação mente-corpo e os mecanismos de produção destas. Desta forma, quando um indivíduo toma uma medicação a fim de tratar uma doença psicossomática, ele está apenas cuidando do sintoma e não da causa de sua condição. A psicoterapia, neste caso, seria uma ferramenta essencial para a compreensão e eliminação da raiz psicológica que sustenta o adoecimento.


Na prática clínica de psicoterapia de abordagem analítica, o método de Sandplay, ou caixa de areia, tem se mostrado muito eficaz para o trabalho com questões psicossomáticas, além de propiciar o encontro do indivíduo consigo próprio e suas questões. O método de Sandplay trata-se de uma técnica através da qual o indivíduo pode dar voz às imagens interiores com miniaturas de todos os tipos em uma caixa preenchida com areia. A vivência psico-animico-fisica propiciada pelo espaço livre e protegido oferecido pela técnica, facilita a emersão e a transformação de conteúdos psíquicos e a consequente remissão dos sintomas somáticos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moana e a dimensão arquetípica da Psique

O Deserto da Alma

O que é a Psicologia Analítica?